Ver para o ser


Sustentabilidade

 

SUSTENTABILIDADE é acção !

 “Ninguém cometeu maior erro do que aquele que não fez nada, só porque podia fazer muito pouco”


Breve introdução 

 

 

 

 

"Desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades presentes sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades”. Esta é a definição dada em 1987 pela ONU, Organização das Nações Unidas.

O desenvolvimento sustentável opera segundo o princípio de que para se sustentar o bem-estar ao longo do tempo é necessário certificarmo-nos que voltamos a colocar ou conservamos a riqueza nas suas diferentes componentes.

A partir da segunda metade do século XIX começou-se a perceber uma intensificação da degradação ambiental, a nível planetário, e suas consequências em termos de impactos ambientais, o que originou estudos e as primeiras reacções internacionais no sentido de se conseguir soluções para o controle e a minimização dos danos ao ambiente.

Os estudos e diagnósticos ambientais demonstraram que a degradação ambiental é resultado principalmente do uso inadequado dos recursos naturais e das relações desequilibradas entre a sociedade e a natureza. O amadurecimento das ideias ambientais ao longo do século XX resultou na consolidação da noção de desenvolvimento sustentável, no qual haveria uma integração entre preocupações sociais, económicas e ecológicas.

No âmbito do desenvolvimento sustentável encontra-se a necessidade de considerar simultaneamente “quatro” pilares: sociedade, economia, política e ambiente.

O tema é muito vasto e possui muitas influências – alteração climática, pobreza, protecção social das crianças, éticas de negócio, política governamental, tendências dos consumidores…

Além disso, temos que ter presente o facto de que o desenvolvimento sustentável é um processo que interliga o que aconteceu no passado ao que agora fazemos, que por sua vez influencia as opções e resultados do futuro.