
Ver para o ser
Política
A política é um veiculo de humanização da economia
Os governos podem realizar várias tarefas que contribuam para o desenvolvimento sustentável, ao nível da gestão mais eficiente dos recursos naturais, bem como dos parâmetros sócio-económicos. Através da reunião e análise de dados, elaboração e coordenação das políticas, podem fornecer apoio e liderança para orientar a sociedade para uma determinada direcção. Geralmente, o produtor ou consumidor individual possui pouco poder e pouco interesse para mudar a situação. Convencer os produtores e consumidores a mudar nem sempre é suficiente para produzir uma mudança suficientemente grande a uma escala suficientemente larga. No entanto, os governos têm a grande vantagem de poderem fazer leis e impor regulamentações. Uma das soluções à sua disposição é simplesmente proibir produtos e comportamentos que parecem ser mais nocivos que benéficos. Foi o que aconteceu com os CFC’S que prejudicavam a camada do ozono. Os impostos relacionados com o ambiente podem igualmente ser instrumentos eficazes.
Dada à natureza global de muitos dos desafios que a sustentabilidade enfrenta, os países têm que cooperar aos mais elevados níveis para conceber e aplicar soluções.
Os governos dos países pobres carecem, muitas vezes, de recursos para investir em infra-estruturas que lhes permitam satisfazer as crescentes necessidades nos domínios da água potável, alimentação, abrigo e reabilitação de zonas afectadas pelas alterações climáticas.